segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividade para o segundo ano. Para dia 09 de abril de 2013


1. Para o historiador Finley, a fragmentação política da Antiga Grécia em centenas de pólis “só pode ser explicada como um hábito resultante de uma profunda e enraizada convicção a respeito de como resolver o viver junto”.

a) Defina pólis.
b) Por que Finley afirma que a convicção dos gregos a respeito de como resolver e “viver junto” teria impedido a formação de um Estado unificado na Grécia?
2. Explique como ocorreu o estabelecimento das tiranias na Grécia Antiga (séculos VIII a.C – VI a.C.) e relacione-as ao desenvolvimento da democracia em Atenas.

3. O texto abaixo se refere à vida do cidadão espartano. Leia-o atentamente e depois faça o que se pede:

Os cidadãos de Esparta estão convencidos de sua superioridade, mas têm direitos limitados e muitos deveres. Como todo trabalho manual lhes é proibido, eles vivem das rendas de seus dotes de terra e devem, dos 20 aos 60 anos, estar sempre à disposição da cidade para participar dos treinamentos militares em equipe e, eventualmente, ir para a guerra. Os cidadãos iguais vivem, desde a adolescência, num coletivismo radical.

(MAFFRE, Jean-Jacques. “A educação linha-dura dos espartanos” in: História Viva. São Paulo: Duetto, n.3, p. 17, 2004. Edição especial temática) 

a) Se os cidadãos espartanos não trabalhavam, quem era responsável pela produção agrícola em Esparta? Explique. 
b) Em que aspecto a formação de um cidadão ateniense diferia da formação de um cidadão espartano?

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