sábado, 12 de julho de 2014

Proposta de Recuperação de História: Segundo e Terceiro Anos primeiro semestre 2014



  1. Assista a um dos filmes indicados abaixo.

·         O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997), direção de Bruno Barreto
·         AÇÃO ENTRE AMIGOS (1998), direção de Beto Brant
·         BATISMO DE SANGUE (2007) direção de Helvécio Ratton
·         PRA FRENTE, BRASIL (1982), direção de Roberto Farias
·         ZUZU ANGEL (2006), direção de Sergio Rezende
·         QUASE DOIS IRMÃOS (2004), direção de Lúcia Murat

  1. Você deve escrever uma pequena sinopse do filme (narrar, brevemente, o enredo do filme);

  1. A seguir, você deve fazer um resumo do contexto histórico em que a trama do filme se passa. Nesse resumo, deve indicar local, período e fatos relevantes da época. Deve também explicar como o filme se encaixa nesse contexto;

  1. O próximo passo é analisar o filme: procure perceber que “mensagem” o diretor quis passar com a história e que reflexões provocou no espectador. Pense em como ele conseguiu comunicar o que queria por meio de recursos como diálogos, escolha de ambientações, enquadramentos, iluminação, trilha sonora, movimentos de câmera, etc. Fique atento a todos os detalhes do filme. Se possível, assista-o mais de uma vez.

  1. Escreva uma conclusão para sua análise. O filme cumpre um papel importante no resgate do passado? Provoca no espectador reflexão? Deixa algum questionamento? Você pode pensar em outras questões além dessas!!

Lembre-se:

1)     O trabalho é individual;
2)     A capa do trabalho deve conter:
·         título do filme escolhido (no meio da folha),
·         nome completo do aluno e a série (no topo da folha),
·         local e data de realização do trabalho (na base da folha).
3)     O trabalho deve ser entregue digitado em arial 12, espaçamento 13, com margens largas para eu ter lugar onde escrever as minhas observações.
4)     Trabalhos copiados de colegas ou com trechos copiados da internet serão zerados.
5)     O trabalho deve conter bibliografia (para a pesquisa de contexto histórico)
6)     Evite fazer frases e períodos muito longos e não enrole para dizer o que quer. Só use palavras que tem certeza do que significam (na dúvida, cheque no dicionário). Depois de escrever sua análise, espere uns dois dias e releia o que escreveu: verifique pontuação, uso de conectivos, coerência do texto, etc.


Critérios de correção:
a)     Apresentação do trabalho (1,0);
b)    Correção das informações históricas contidas nele (4,0);
c)     Qualidade da análise (3,0);
d)    Qualidade da redação do trabalho (2,0).


Bom trabalho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário