Enquanto isso, os alunos deverão formar grupos de seis a oito alunos (não mais, nem menos). Metade do grupo deve assistir ao filme Morte ao Rei (Direção Mike Barker, 2003, 102 min) e a outra metade ao filme Oliver Cromwell (Direção Ken Hughes, 1970, 133 min) .
Durante a exibição, os alunos devem registar:
a) Que características são atribuídas a Oliver Cromwell? E ao rei Carlos I?
b) No filme, que fatores explicam a derrubada da monarquia na Inglaterra?
c) As cenas da Revolução provocam empatia ou antipatia no espectador? Por quê?
d) O filme leva o telespectador a ter que imagem de Oliver Cromwell? Que relação o filme constrói entre Cromwell e a Revolução?
Quando os dois subgrupos já tiverem assistido aos filmes e feitos seus registros, os alunos do grupo devem se encontrar para trocar impressões sobre os dois filmes. Um subgrupo deve contar para o outro o que viu e as duas versões devem ser comparadas.
Ao final, os alunos devem escrever, juntos, um relatório, contendo os seguintes tópicos:
* Introdução: a apresentação do trabalho e uma brevíssima sinopse (sem fazer análise, só resumindo a história) dos dois filmes.
* Uma comparação dos dois filmes, considerando os tópicos a) a d) indicados acima.
* Uma conclusão, discorrendo sobre como o cinema pode contar um mesmo fato histórico a partir de diferentes pontos de vista.
O trabalho deve ser entregue na data combinada, digitado em ariel 12, modo Justificado, com capa, contendo o nome completo dos participantes, número, série e classe.
O filme Oliver Cromwell pode ser assistido aqui
Morte ao Rei está disponível no YouTube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário