sexta-feira, 19 de julho de 2013

Trabalho História para segundo e terceiros anos

Povo, depois de pensar em alguma coisa que não fosse muito chata para ser feita nas férias, achei que vocês encarariam sem muito trauma a elaboração de um infográfico.
Para construir o infográfico, sigam as instruções adiantes. São as mesmas para todas as séries. O que muda é o tema.
Para os terceiros anos, os temas são os seguintes (escolha apenas UM):

  • A vida em São Vicente no século XVI
  • O tráfico negreiro
  • A mão-de-obra escrava nos engenhos do nordeste
  • A noite de São Bartolomeu
  • A publicação das 95 teses de Lutero
Para os segundos, os temas são (escolher apenas UM):
  • Revoltas plebeias em Roma
  • A guerra contra Cartago
  • Roma e suas províncias
  • A arena romana
  • Os bárbaros invadem o Império Romano
Para fazer o infográfico:


O infográfico
“Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. Pode utilizar a combinação de fotografia, desenho texto.”

e ainda,

Tudo deve ser explicado, esclarecido e detalhado - de forma concisa e exata, numa linguagem tanto coloquial e direta quanto possível [...] O didatismo deve estender-se também à disposição visual do que é editado. [...] A apreensão pelo leitor deve ser fácil, clara e rápida. [...] A rigor, tudo o que puder ser dito sob a forma de quadro, mapa, gráfico ou tabela não deve ser dito sob a forma de texto.

chttp://penta2.ufrgs.br/edu/ImagemEduc/o_infogrfico.htmlientíficos. Pode utilizar a combinação de fotografia, desenho e texto”






1.   O infográfico deve ser feito em uma cartolina. 
2.  Os infográficos podem ser feitos usando-se desenhos ou recortes, mas a composição geral deve ser original, criada pelo aluno (não copiar ideias de infográficos de revistas nem de internet). Os textos devem ser curtos e objetivos, digitados e colados em associação com as imagens às quais fazem referência (ver como os textos estão dispostos nos exemplos acima).
3.  Os alunos terão até dia 09 de gosto para finalizar o trabalho. Nesse dia, os cartazes devem estar prontos para serem exibidos e avaliados.
4.     Os cartazes serão avaliados segundo os seguintes critérios:
a)     Correção das informações históricas;
b) Pontualidade na entrega;
c)     Qualidade gráfica/ artística do trabalho.
d)     Clareza e objetividade das informações.

Qualquer dúvida, entrar em contato comigo pelo e-mail, pelos comentários do blog ou pelo face.

7 comentários:

  1. Haha! Imagine, Gui. É bem mais fácil e divertido do que um questionário!

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  2. Não quero nem ver a cagada que esses meus trabalhos vão sair, KKK. #chorando :(

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  3. Como eu vou levar uma cartolina pro trabalho e depois pra escola O.o
    Pode dobrar? kkkkk

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  4. Não tinha nem me tocado desde fato. Não vai ficar muito bom dobrar cartolina não . ;s

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  5. É, não tinha pensado nisso, mas pelo visto não vai ter jeito. Talvez dê para fazer numa folha de A3. É mais fácil de dobrar... Vocês acham que dá?

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  6. Acho que na folha de A3 da pra fazer sim, com ela ninguém corre o risco de chegar com ela amassada, rs

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