quarta-feira, 7 de junho de 2017

ATIVIDADE REPOSIÇÃO de FILOSOFIA (para quem faltou ao debate realizado em sala de aula) - Matutino e Noturno

Preste atenção às duas imagens abaixo:




Na primeira imagem, você vê uma pichação feita na rua. Em sala de aula, durante o debate, vimos que a maioria das pessoas, mesmo quando entende a proposta do pixo, tende a considerá-lo "feio", "com aspecto de coisa suja". Vimos também que muitos desaprovam o pico porque o consideram "vandalismo".
A segunda imagem é de um trabalho da designer Andrea Bandoni, mestre em Design Conceitual pela Design Academy Eindhoven, na Holanda, e arquiteta pela FAU/USP.  Segundo a designer, a proposta é:

"A partir de diversas expedições visuais pela cidade de São Paulo e de uma pesquisa conceitual sobre a pixação, criei o meu próprio “alfabeto” e escolhi peças de mesa - pratos, taças e toalhas – como alvo do meu pixo. A técnica utilizada foram bordados e decalques, e foi usada a cor azul cobalto para remeter aos ornamentos da porcelana tradicional. 

As frases escolhidas, como “Revolte-se ainda hoje” ou “Toda criação é antes de tudo um ato de destruição” são uma mescla de escritos das ruas e ditos que abordam a relação conflituosa e polêmica entre as artes e o pixo, numa tentativa de contato com esta forma de expressão tão presente nas cidades brasileiras."


O trabalho proposto pela Andrea Bandoni recebeu muitos elogios e rendeu textos reflexivos como o publicado nesse link.

Note que o mesmo objeto estético (o pixo) é percebido como "feio" na primeira imagem e como "belo" na segunda. Enquanto a maioria das pessoas não gostaria de ter um pixo como o da primeira foto em sua porta, outras pessoas pagam caro para ter os objetos da segunda foto dentro de suas casas.

PROPOSTA DE TRABALHO:

Em uma folha Friburgo (alunos do Matutino) ou Parâmetros (alunos do Noturno), parta da situação descrita nessa postagem para refletir sobre nossa percepção do Belo. Á caneta, com caligrafia legível, mobilize seus conhecimentos de Estética (lembre-se dos filósofos estudados) e escreva um texto dissertativo sobre como se dá o julgamento estético sobre o mundo: o que nos faz apreender as coisas como Bela ou Feias: Que critérios usamos? De onde vêm esses critérios? A quem cabe dizer o que é ou não Belo? Existem coisas Belas em si ou a percepção do Belo é puramente subjetiva? A Cultura em que estamos inseridos influencia nossa percepção de Belo? Essas e outras questões devem inspirar seu texto. Você tem até dia 23 de maio para entregá-lo diretamente para mim. Bom trabalho!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário