domingo, 2 de julho de 2017

Ficha de Recuperação de Filosofia - segundo período - Diurno (1º, 2º e 3º anos)

ATENÇÃO:

  • A recuperação de Filosofia deve ser feita em folha Friburgo, à caneta preta ou azul.
  • O trabalho não deve conter rasuras e a letra deve ser legível.
  • As folhas devem ser entregues grampeadas junto com a ficha de recuperação e devidamente identificadas com nome completo.
  • A qualidade da redação das atividades é parte da avaliação. Por isso, não escreva sem planejar e corrigir seu texto.
  • O trabalho deve ser entregue até dia 01 de agosto.
  • Qualquer cópia identificada, seja de sites da internet ou de trabalhos de colegas, poderá anular TODA sua recuperação. Por isso, trabalhe com autonomia e lisura.

A. Assista à aula do Professor Clóvis de Barros Filho no vídeo Beleza e Arte, começando em 55 minutos e terminando em 1 hora e 59 minutos 



B. Utilizando as informações oferecidas pelo vídeo do Professor Clóvis de Barros Filho, responda:

1. O entendimento do que é Belo sofreu uma transformação profunda na passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Identifique essa transformação e explique-a.

2. Descartes, pensador do século XVII, não rompeu completamente com a visão clássica de Belo. Como a concepção de Belo de Descartes se aproximava da concepção grega de Belo?

3. Para David Hume, o que explicava a convergência dos juízos estéticos?

4. Hume se preocupou mais em entender as divergências de juízos estéticos do que as convergências. Como Hume justificava haver pessoas que discordavam do juízo estético da maioria?

5. Explique o conceito de antinomia do juízo do gosto de Kant.

6. Kant concordaria com o dito popular “gosto não se discute”? Justifique.



7. Preste atenção nas imagens abaixo e, com base na aula do Professor Clóvis e no texto Escola de Frankfurt: Crítica à sociedade de comunicação de massa, de José Renato Salatiel escreva uma análise sobre elas levando em consideração a construção dos padrões de beleza femininos na sociedade industrial ocidental.



 8.  Pense na maneira como Nietzsche (1844-1900) entendia a produção artística e escolha, entre as duas pinturas abaixo, aquela que poderia ser apontada como uma verdadeira obra de arte na concepção do filósofo alemão. Justifique sua escolha.






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