sábado, 14 de outubro de 2017

Segundo Ano Noturno - Atividade Brasil colonial 1

1.  Durante os primeiros anos de colonização portuguesa no Brasil, a mão-de-obra utilizada foi predominantemente a indígena. Porém, a partir da segunda metade do século XVI, o uso da mão-de-obra africana cresceu sem cessar, até atingir seu ápice no século XIX. Calcula-se que mais de 4 milhões de indivíduos tenham sido arrancados de sua pátria e de suas famílias para trabalharem como escravos no Brasil. Pergunta-se:
a) Podemos dizer que a escravidão das populações negras que viviam na África subsaariana resultou do preconceito racial? Justifique.
b) Que efeitos o crescimento do tráfico negreiro teve sobre as populações africanas?

2. Quais eram as principais características da economia canavieira no Brasil colonial? A quem essa estrutura beneficiava e por quê?

3. A exploração do negócio de compra e venda de seres humanos não envolveu apenas agentes europeus. Dela também participaram os africanos. 
a) Explique como se estruturava o tráfico de escravos desde a captura de cativos na África até a sua venda nos mercados de escravos do litoral brasileiro.
b) Podemos repartir igualmente a responsabilidade pela consolidação da escravidão moderna entre europeus e reis africanos? Justifique sua resposta.


4. Observe com atenção as imagens abaixo e, a partir delas, caracterize a vida do escravo doméstico no Brasil, diferenciando-a da vida dos escravos da lavoura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário