segunda-feira, 19 de março de 2018

ATIVIDADE PRIMEIRO ANO para 20 de março


  • As atividades abaixo devem ser feitas em duplas ou trios.
  • As respostas devem ser feitas à caneta, de maneira organizada, em folha Parâmetros.
  • A atividade deve ser entregue impreterivelmente ao fim da aula. 
  • Não se esqueçam de identificar os membros da dupla ou trio com nome completo.
1. Observe a imagem abaixo. Trata-se da planta da cidade da Babilônia. Tente se lembrar de nossos exercícios em sala de aula com leitura de plantas baixas e fotos aéreas. Que suposições você pode fazer sobre a sociedade e a política na Babilônia com base nas pistas oferecidas pela planta?


2. Observe o mapa. De acordo com ele, responda:
a) Onde e quando se desenvolveu o Império Babilônico?
b) A cidade da Babilônia é mais recente ou mais antiga do que a cidade de Uruk, cuja reconstituição digital analisamos na aula retrasada em sala?
c) Que características a cidade da Babilônia tem em comum com a cidade de Uruk cuja figura vimos juntos?



3. Observe com atenção a fotografia abaixo. É a foto da estela de Hamurabi, rei babilônico do século XVIII a.C. 
Na estela de Hamurabi foi inscrita uma lista de decisões jurídicas tomadas pelo rei que deveriam servir de referência para juízes atuantes no império e como prova do espírito justo do monarca. 


a) Na parte de cima da estela há um relevo representando, à esquerda, em pé, o rei, e sentado no trono, à direita, o deus Marduk. Com base no que você já estudou sobre as monarquias do antigo Oriente, como você interpreta a imagem? Qual pode ser seu significado?
b) A justiça contida na estela é guiada pela chamada Lei de Talião. Faça uma pesquisa em sites da internet e explique que tipo de justiça era essa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário