Os alunos que precisam compensar faltas devem escrever um texto sobre cada tema, seguindo o roteiro e dedicando ao menos um parágrafo de dez linhas para cada item do roteiro. O texto não pode ser em tópicos e deve ter coesão e coerência. Textos com cópia de trechos extraídos de sites ou de trabalhos de colegas SERÃO ANULADOS. Todos os textos devem ser autorais e se basear em pesquisa (os alunos podem consultar os textos sugeridos nas postagens anteriores). O trabalho final deve ser entregue digitado (fonte Arial 12, modo Justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5)
PRIMEIRO ANO - As civilizações clássicas: Grécia e Roma
- As comunidades gentílicas gregas;
- A expansão grega pelo Mediterrâneo;
- Características da Península Itálica ao tempo da colonização grega;
- Fundação das poleis e de Roma;
- Características das cidades-Estado antigas;
- O desenvolvimento da democracia ateniense;
- Características da democracia ateniense;
- As diferenças entre o governo ateniense e o espartano;
- A Monarquia romana e a fundação da República;
- Característica da República romana até o século V a.C.
- As Guerras Médicas e o imperialismo ateniense;
- As lutas plebeias em Roma;
- A Guerra do Peloponeso e o domínio macedônico;
- As Guerras Púnicas e a expansão romana;
- Conquistas romanas e a crise da República;
- A fundação do Império e o governo de Otávio Augusto;
- A emergência do cristianismo e sua influência sobre o mundo romano;
- A crise do Império romano e as invasões bárbaras.
SEGUNDO ANO - A formação do Império Marítimo Português e a colonização do Brasil
- A Reconquista e a formação de Portugal;
- A Revolução de Avis e as Grandes Navegações;
- A conquista de Ceuta;
- O reino do Congo: características;
- O Soba Nzinga-a-Nkuwu e os portugueses;
- Os portugueses chegam às Índias;
- A chegada dos portugueses à América e os primeiros contatos com as populações nativas;
- A exploração do pau-brasil;
- A decisão de colonizar o Brasil e as capitanias hereditárias;
- A instalação do Governo Geral e a chegada dos jesuítas;
- A ação dos jesuítas na Vila de São Paulo de Piratininga;
- A implantação dos engenhos de açúcar;
- Características da produção de açúcar e a sociedade açucareira;
- A escravidão africana tradicional e a escravidão europeia;
- As consequências do modelo europeu de escravidão na África;
- Os escravos no Brasil;
- O bandeirantismo e os conflitos com os jesuítas.
TERCEIRO ANO - O pensamento liberal e as Revoluções Burguesas (Independência dos EUA, Revolução Francesa e Revolução Industrial); As lutas operárias do século XIX e as teorias socialistas; Independência do Brasil e o Período Monárquico
- Liberalismo econômico e político: as críticas ao Antigo Regime;
- A Primeira Revolução Industrial na Inglaterra;
- A Guerra dos Sete Anos;
- A Independência dos Estados Unidos e o pensamento liberal;
- A crise do Antigo Regime francês e a eclosão do processo revolucionário;
- A radicalização da Revolução e a República Jacobina;
- A ascensão de Napoleão Bonaparte;
- O governo de Napoleão e o fortalecimento da burguesia francesa;
- As lutas operárias na Europa;
- O socialismo utópico;
- O Bloqueio Continental e o Período Joanino no Brasil;
- A Independência das colônias espanholas;
- A Revolução do Porto e a volta de D. João para Portugal;
- A Independência do Brasil e o reinado de D. Pedro I;
- A abdicação de D. Pedro I e o Período Regencial;
- Marx e o socialismo utópico;
- A substituição do trabalho escravo pela mão-de-obra livre no Brasil;
- As diferentes visões da Guerra do Paraguai;
- A crise da Monarquia brasileira e a Proclamação da República;
Terceiro Ano:
Para Revolução Francesa: estude pelo texto publicado no site de Voltaire Sgilling
Para Revolução Industrial: Consulte o site da uol e o resumo do site para vestibular
Para as Revoluções na América: um resumo comparativo pode ser encontrado também no site Educaterra
Para os temas de História do Brasil, assista aos vídeos de História do Brasil do Bóris Fausto (partes I e II) e do Eduardo Bueno, bem como os vídeos do Novo Telecurso no YouTube, e consulte o site do MultiRio.
Para Revolução Francesa: estude pelo texto publicado no site de Voltaire Sgilling
Para Revolução Industrial: Consulte o site da uol e o resumo do site para vestibular
Para as Revoluções na América: um resumo comparativo pode ser encontrado também no site Educaterra
Para os temas de História do Brasil, assista aos vídeos de História do Brasil do Bóris Fausto (partes I e II) e do Eduardo Bueno, bem como os vídeos do Novo Telecurso no YouTube, e consulte o site do MultiRio.
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