Na avaliação do dia 26, o aluno deverá ser capaz de:
- Descrever o processo de evolução humana e identificar as principais transformações físicas e comportamentais sofridas pelos nossos antepassados hominídeos ao longo desse processo;
- Caracterizar e diferenciar o modo de vida dos grupos humanos dos períodos Paleolítico e Neolítico;
- Compreender como aldeias neolíticas se desenvolveram em cidades;
- Diferenciar aldeias de cidades;
- Reconhecer as características de uma cidade;
- entender a importância dos grandes rios perenes para o desenvolvimento das primeiras grandes civilizações do oriente;
- Relacionar o desenvolvimento do Estado à gestão dos recursos naturais no Antigo Oriente;
- Ler e entender mapas históricos;
- Ler e compreender textos relacionados aos temas estudados, identificando neles e entendendo conceitos históricos importantes;
- Descrever uma fonte primária imagética e usar o conhecimento histórico para fazer inferências sobre seu significado;
- Conhecer o processo de ocupação e os sucessivos impérios estabelecidos na Mesopotâmia;
- Reconhecer características importantes das civilizações da Mesopotâmia e estabelecer relações entre elas e textos/imagens e mapas apresentados.
- Museu virtual da evolução humana
- Os vídeos da série A saga da humanidade
- Pré-história: o surgimento do ser humano e os períodos pré-históricos
- Breve caracterização do Paleolítico
- Vídeo Neolítico
- Urbanismo: história e desenvolvimento (ler até p.09)
- Civilizações hidráulicas: Mesopotâmia
- A origem da civilização
- Vídeo Grandes Civilizações - Mesopotâmia (parte 1) (ver também parte 2)
SEGUNDO ANO
Na avaliação do dia 26, espera-se que o aluno seja capaz de:
- Explicar o processo de desintegração do Império Romano;
- Identificar e localizar os povos bárbaros.
- Descrever as migrações e invasões bárbaras no Império Romano;
- Definir e caracterizar o feudo;
- Explicar o desenvolvimento da servidão medieval desde o estabelecimento do colonato;
- Descrever as relações feudo-vassálicas;
- Caracterizar a economia feudal;
- Diferenciar as relações entre suseranos e vassalos das relações entre senhor feudal e servos;
- Descrever a sociedade feudal, identificando os diferentes grupos sociais e suas respectivas funções;
- Compreender o papel desempenhado pela Igreja no mundo feudal e determinar sua importância.
- Ler e entender mapas históricos;
- Ler e compreender textos relacionados aos temas estudados, identificando neles e entendendo conceitos históricos importantes;
- Descrever uma fonte primária imagética e usar o conhecimento histórico para fazer inferências sobre seu significado.
Para estudar para a prova, os alunos deverão consultar seus registros de aula, as publicações anteriores relativas ao Primeiro Ano e os links abaixo:
- Vídeo A queda do Império Romano
- Quem eram os bárbaros?
- colonato
- correção de questão da Fuvest
- Como era um feudo na Idade Média?
- Feudalismo
- Igreja Católica - na Idade Média, essa instituição ganhou força política
- Idade Média - nascimento do Ocidente (livro inteiro: pelo índice, consulte o capítulo que deseja pesquisar mais a fundo)
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