domingo, 24 de março de 2019

Preparação para a avaliação do dia 26/03

PRIMEIRO ANO

Na avaliação do dia 26, o aluno deverá ser capaz de:

  • Descrever o processo de evolução humana e identificar as principais transformações físicas e comportamentais sofridas pelos nossos antepassados hominídeos ao longo desse processo;
  • Caracterizar e diferenciar o modo de vida dos grupos humanos dos períodos Paleolítico e Neolítico;
  • Compreender como aldeias neolíticas se desenvolveram em cidades;
  • Diferenciar aldeias de cidades;
  • Reconhecer as características de uma cidade;
  • entender a importância dos grandes rios perenes para o desenvolvimento das primeiras grandes civilizações do oriente;
  • Relacionar o desenvolvimento do Estado à gestão dos recursos naturais no Antigo Oriente;
  • Ler e entender mapas históricos;
  • Ler e compreender textos relacionados aos temas estudados, identificando neles e entendendo conceitos históricos importantes;
  • Descrever uma fonte primária imagética e usar o conhecimento histórico para fazer inferências sobre seu significado;
  • Conhecer o processo de ocupação e os sucessivos impérios estabelecidos na Mesopotâmia;
  • Reconhecer características importantes das civilizações da Mesopotâmia e estabelecer relações entre elas e textos/imagens e mapas apresentados.
Para estudar para a prova, os alunos deverão consultar seus registros de aula, as publicações anteriores relativas ao Primeiro Ano e os links abaixo:


SEGUNDO ANO

Na avaliação do dia 26, espera-se que o aluno seja capaz de:
  • Explicar o processo de desintegração do Império Romano;
  • Identificar e localizar os povos bárbaros.
  • Descrever as migrações e invasões bárbaras no Império Romano;
  • Definir e caracterizar o feudo;
  • Explicar o desenvolvimento da servidão medieval desde o estabelecimento do colonato;
  • Descrever as relações feudo-vassálicas;
  • Caracterizar a economia feudal;
  • Diferenciar as relações entre suseranos e vassalos das relações entre senhor feudal e servos;
  • Descrever a sociedade feudal, identificando os diferentes grupos sociais e suas respectivas funções;
  • Compreender o papel desempenhado pela Igreja no mundo feudal e determinar sua importância.
  • Ler e entender mapas históricos;
  • Ler e compreender textos relacionados aos temas estudados, identificando neles e entendendo conceitos históricos importantes;
  • Descrever uma fonte primária imagética e usar o conhecimento histórico para fazer inferências sobre seu significado.
Para estudar para a prova, os alunos deverão consultar seus registros de aula, as publicações anteriores relativas ao Primeiro Ano e os links abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário