sábado, 21 de março de 2020

Aulas à distância para a semana de 24 a 28 de março

PRIMEIRO ANO

1. Certamente você já escutou falar da civilização grega. Muitas das nossas instituições e padrões foram herdados dela. Para conhecê-la, assista ao vídeo abaixo. Depois, faça uma lista das informações que considerou mais importantes.


2. O vídeo que você acabou de assistir abrange dois períodos da História grega: o Período Homérico e o Período Arcaico. Vamos começar a entender o primeiro deles. 
O Período Homérico recebe esse nome porque boa parte das informações que temos sobre ele tem como fonte dois poemas épicos que são atribuídos ao poeta Homero. Assista o próximo vídeo e responda as questões que o acompanham. Lembre-se de construir frases completas, e seja claro em suas respostas, escolhendo bem as palavras pelas quais se expressa:


a. Quais são os poemas atribuídos a Homero que servem de fonte para os historiadores entenderem os primórdios da civilização grega?
b. Como os poemas homéricos foram transmitidos ao longo do tempo?
c. Que acontecimentos estavam em curso na região do Mediterrâneo na época de Homero?
d. As informações veiculadas pelos poemas homéricos são contemporâneas à vida de Homero (se é que ele existiu)?
e. Em que medida os mitos podem ser considerados verdadeiros?


Envie as duas atividades por e-mail para mim até dia 28 (caso você não tenha ainda meu e-mail, peça-o ao representante de sala).

SEGUNDO ANO
1. O segundo ano deve rever os vídeos indicados para a lição do dia 02 de março, responder as questões que os acompanham e me enviar por e-mail até o dia 28 de março.
2. Assista ao filme O Senhor da Guerra e, a partir dele, caracterize a sociedade feudal quanto a economia, sociedade e política, sempre indicando as passagens do filme que o ajudaram a fazer a caracterização.

As duas tarefas deverão ser entregues até o dia 28, por e-mail.


TERCEIRO ANO:

1. Quando interrompemos as aulas presenciais, estávamos estudando a África no tempo das Grandes Navegações e íamos começar a falra da história e da cultura iorubá. Achei muito pouca coisa disponível. Ou os textos são muito superficiais ou muito complexos. Deem uma lida nesse texto e depois no segundo capítulo desse outro texto, que foram os dois materiais mais adequados que encontrei. A partir dessas leituras, faça um mapa mental da história e características dos iorubás. O mapa pode ser digital ou feito a mão e fotografado. 

2. Assista ao vídeo abaixo:


A seguir escreva uma dissertação de 15 a 20 linhas avaliando a importância do candomblé para a preservação da identidade dos africanos escravizados trazidos para o Brasil e a importância da mulher na tradição africana.

As duas tarefas devem ser enviadas para meu e-mail até o dia 28 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário