sábado, 25 de março de 2017

Links complementares de estudo para as provas de múltipla escolha (todos)

Primeiro Ano
Na prova de múltipla escolha, além dos conteúdos já vistos na avaliação discursiva, será preciso estudar um pouco mais sobre civilizações hidráulicas, especialmente Antigo Egito e as civilizações da Antiga Mesopotâmia. Caso alguém queira ir mais à fundo nesses temas, há uma boa coleção na Biblioteca que tem volumes sobre essas civilizações ("Que história é esta?", da Editora Saraiva). Ao estudar esses temas, é importante dominar os conceitos de servidão coletiva e de teocracia. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Antigo Egito, pode acessar o texto do professor Ciro F. Cardoso.

Segundo Ano
Os alunos do Segundo Ano deverão acrescentar aos estudos anteriores leituras sobre o Renascimento Cultural. Devem estar atentos à relação entre Renascimento Comercial e Humanismo, à Revolução Científica ocorrida no período e à mudança da mentalidade burguesa. Para quem quiser um pouco mais de aprofundamento, recomendo o excelente O Renascimento, do historiador Nicolau Sevcenko (coleção Discutindo a História, editora Atual), que deve ter na biblioteca da escola.
Vi que existe o livro disponível em PDF, mas não sei se os links são seguros. Há ainda a introdução e parte do primeiro capítulo do livro O Renascimento, de Peter Burk, disponível em PDF. Para "ver" algumas obras plásticas renascentistas, acesse https://educacao.uol.com.br/album/2013/08/16/conheca-dez-obras-classicas-para-entender-o-renascimento.htm
Por fim, recomendo assistir ao vídeo desse link

Terceiro Ano
Os links para Revolução Industrial já foram oferecidos. Aqui, vocês encontram links para Revolução Francesa. Para começar, sugiro os textos da UOL Educação. Note que são várias páginas, indicadas na sessão "Leia Também" à direita do texto. Nos seus estudos, procure conhecer bem o contexto em que eclode a Revolução, o significado da tomada da Bastilhae a relação entre a Revolução e os Direitos Humanos. É também importante compreender a polêmica em torno do governo jacobino, e uma boa leitura para isso está no capítulo A violência sem limites: o Terror, do livro Mutações: fontes passionais da violência, de Adauto Novais. Finalmente, dê atenção especial à ascensão de Bonaparte ao poder.





Nenhum comentário:

Postar um comentário