segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Terceiro e Segundo Anos: SEMINÁRIOS - Orientações gerais

Olá, povo! Abaixo seguem as orientações  para a apresentação dos seminários dos Segundos e Terceiros Anos. Essas são as orientações gerais, que servem para todos os temas e grupos. leiam com atenção!

Sobre os seminários:
1. Todos os grupos deverão localizar seu tema no tempo e espaço. Quer dizer, se o tema for Absolutismo, por exemplo, devem dizer onde e quando esse sistema político existiu.
2. As apresentações ocuparão cerca de 20 minutos. Para conseguirem objetividade, sigam à risca os roteiros postados aqui no blog.
3. Todos os grupos deverão escolher a analisar uma fonte primária (pode ser um documento escrito, como carta, tratado, trecho de obra literária etc, uma fonte iconográfica, como pintura ou gravura, um monumento, uma obra arquitetônica, uma escultura etc). Caso tenham dificuldade nesse item, procurem-me para instruí-los.
4. Todos os alunos do grupo deverão participar da apresentação. Não será permitido fazer leitura da apresentação e a postura física e fala do aluno serão avaliadas individualmente (além da avaliação do conjunto do seminário).
5. As apresentações devem ser acompanhadas de slides (PPT ou Prezi). Atenção para os critérios de avaliação abaixo:

a) os slides devem conter pouco texto, mas não podem ser demasiadamente vagos. Lembrem-se: eles são servem de guia para quem apresenta e para quem acompanha, e por isso devem comunicar só o essencial.
b) os slides não podem conter erros de ortografia e gramática;
c) os slides só devem conter imagens se elas forem fundamentais para comunicar alguma coisa além do texto.

Ao final da apresentação, o grupo será sabatinado com perguntas e todos os alunos deverão estar preparados para responder as questões que lhe forem direcionadas sobre qualquer ponto da apresentação.

Critérios de avaliação do grupo (6.0):
a) objetividade (1.0)
b) correção das informações (3.0)
c) qualidade dos slides (1.0)
d) qualidade da análise da fonte primária selecionada (1.0)

Critérios de avaliação individual (4.0):
a) domínio do conteúdo informativo e capacidade de raciocínio quando inquerido (2.0)
b) desenvoltura e adequação da apresentação (2.0)


Nenhum comentário:

Postar um comentário