domingo, 6 de março de 2016

Atividade História - 2o ano/ março 2016


1. Observe com atenção o mapa abaixo.
 

a) De acordo com ele, de que maneiras pode ter ocorrido o povoamento do continente americano?
b) Em 1500, oficialmente os portugueses chegaram pela primeira vez à América. Por que hoje muitos historiadores rejeitam o uso da palavra "descobrimento" para nomear esse acontecimento histórico?

2. Com base no mapa abaixo, explique o que foi a Reconquista. A seguir, relacione o processo da Reconquista com a formação dos reinos de Portugal e Espanha. 

3. O texto que se segue foi escrito em 1455 por Luis de Cadamosto (1432-1483), um navegador e mercador veneziano que realizou duas viagens a serviço do rei português D. Henrique (1394-1460) e se estabeleceu na importante feitoria portuguesa da ilha de Arguim, na costa oeste da atual Mauritânia. Leia-o com atenção e depois responda as questões que o acompanham.


Convém saber que o príncipe D. Henrique, infante de Portugal, concluiu com esta cidade de Arguim um acordo de dez anos, em virtude do qual ninguém poderá entrar no golfo para negociar com os árabes, com exceção dos portugueses, que mandaram construir casas na citada ilha onde estão instalados seus corretores. Estes compram, vendem e tratam com os árabes que negociam no litoral diferentes produtos, tais como tecidos, prata, alchizels, tapetes, vestes e ainda outras coisas, entre elas, sobretudo, o trigo, pois estão sempre com fome. Em troca, os árabes lhes fornecem escravos que trazem das terras dos negros, além de ouro em pó. Desse modo, esse senhor está construindo um castelo nesta ilha a fim de garantir e estabelecer para sempre esse tráfico. Eis o motivo pelo qual vão e vêm caravelas de Portugal e esta ilha durante todo o ano.


alchizels: longos tecidos com que homens e mulheres envolvem os corpos


a) De acordo com o texto, quais interesses conduziram os portugueses até a costa ocidental da África? 
b) O que era uma feitoria e qual foi o papel desse tipo de instalação no processo de formação do império português?
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário