segunda-feira, 28 de março de 2016

Atividade de Filosofia para Segundo Ano do Ensino Médio Diurno

ATENÇÃO: Para a realização da atividade aqui proposta, você deverá consultar:
a) sua apostila de Filosofia (cap 1);
b) suas anotações de aula;
c) sites da internet, tendo o cuidado de buscar fontes confiáveis;
d) o texto-base entregue em aula (só para a atividade sobre Maquiavel)

O trabalho deve ser feito à caneta, em folha de bloco ou fichário, devidamente identificada com nome completo, série e sala.
As respostas devem ser redigidas de maneira completa, com frases inteiras. Respostas vagas ou com respostas apenas sugeridas não serão aceitas. 
A data limite para a entrega é 05/ abril. Só será aceito o trabalho entregue nas minhas mãos. Não entregar no CA!! Trabalhos entregues fora do prazo só serão aceitos mediante justificativa e com a anuência da coordenação. 

Parte 1:
Leia com atenção o texto que se segue. É parte da adaptação feita por Paulo Noronha Lisboa Filho e Francisco Carlos Lavarda da peça A Vida de Galileu  escrita por Bertolt Brecht entre 1938 e 1939, um pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

CENA 1
(adaptação da Cena 1 do original)
Quarto de estudo de Galileu, em Pádua; o misto de criado, aluno e amigo Andrea está presente.
 ------------------------------- Subcena 1: esfera armilar
G – Veja o que eu trouxe para você, ali atrás dos mapas astronômicos.
A – O que é isso?
G – É uma esfera armilar; mostra como as estrelas se movem à volta da Terra, segundo a opinião dos antigos.
A – E como é?
G – Vamos investigar, e começar pelo começo: a descrição.
A – No meio tem uma esfera pequena.
G – É a Terra.
A – Por fora tem cascas, umas por cima das outras.
G – Quantas?
A – Oito.
G – São as esferas de cristal.
A – Tem bolinhas pregadas nas cascas.
G – As estrelas.
A – Tem bandeirinhas, com palavras pintadas.
G – Que palavras?
A – Nomes de estrelas.
G – Quais?
A – A bola embaixo é a Lua, é o que está escrito. Mais em cima é o Sol.
G – E agora faça mover o Sol.
A – (movendo as esferas) É bonito. Mas nós estamos fechados lá no meio.
G – É, foi o que eu também senti, quando vi essa coisa pela primeira vez. Há dois mil anos a humanidade acredita que o Sol e as estrelas do céu giram em torno dela. Mas agora nós vamos sair, Andrea, para uma grande viagem. Porque o tempo antigo acabou e começou um tempo novo. Tudo se move, meu amigo. Logo a humanidade terá uma ideia clara de sua casa, do corpo celeste que ela habita. O que está nos livros antigos não lhe basta mais. Pois onde a fé teve mil anos de assento, sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. Como diz o poeta: “Ó manhã dos inícios!”
A - “Ó manhã dos inícios!
Ó sopro do vento
Que vem de terras novas!”
--------------- Subcena 2: MOVIMENTO RELATIVO
G – Você acabou entendendo o que eu lhe expliquei ontem?
A – O quê? Aquela história do Copérnico e da rotação?
G – É.
A – Não. Porque o Senhor quer que eu entenda? É muito difícil!
G – Mas eu quero que você também entenda. É para que se entendam essas coisas que eu trabalho e compro livros caros em lugar de pagar o leiteiro.
A – Mas eu vejo que o Sol de tarde não está onde estava de manhã. Quer dizer que ele não pode estar parado! Nunca e jamais!
G – Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver. (Galileu põe uma bacia de ferro no centro do quarto.) Bem, isto é o Sol. Sente-se aí. (Andrea se senta na única cadeira; Galileu está de pé, atrás dele.) Onde está o Sol, à direita ou à esquerda?
A – À esquerda.
G – Como fazer para ele passar para a direita?
A – O Senhor carrega a bacia para a direita, claro.
G – E não tem outro jeito? (Levanta Andrea e a cadeira do chão, faz meia-volta com ele.) Agora, onde é que o Sol está?
A – À direita.
G – E ele se moveu?
A – Ele, não.
G – O que é que se moveu?
A – Eu.
G – (berrando) Errado! A cadeira!
A – Mas eu com ela!

G – Claro. A cadeira é a Terra. Você está em cima dela. Esta aqui é a Terra; seus pés estão sobre ela; note que ao meio dia o sol está sobre sua cabeça. Você entendeu isto?

Disponível em http://wwwp.fc.unesp.br/~lavarda/galileu/a_vida_de_galileu_2012_03_19.pdf Acesso em 28 de março de 2016.

A seguir, responda:
1. Na primeira subcena, Galileu diz que o tempo antigo acabou e que um novo tempo começa. Que transformação é essa a qual Galileu se refere?
2. De que maneira a ruptura a que Galileu se refere na subcena 2 afetou o conhecimento humano?
3. Na primeira subcena, Galileu deseja que Andrea compreenda sua teoria. Que recurso ele utiliza para produzir esse entendimento? Relacione a estratégia usada por Galileu ao método proposto por ele de se buscar o conhecimento.
4. Leia com atenção o texto disponível no link Do Mundo fechado ao Universo Infinito. A seguir explique a seguinte fala de Galileu na segunda subcena:

 "-Você vê! O que é que você vê? Você não vê nada! Você arregala os olhos e arregalar os olhos não é ver."

Parte 2:
Depois de ter lido o texto complementar entregue em sala (trecho de O Príncipe, de Nicolau Maquiavel), responda:
1. Para Maquiavel, que tendências marcam a vida política das cidades italianas do século XVI?
2. Que vantagens tem o príncipe de receber apoio dos grandes? E que desvantagens?
3. Que vantagens tem o príncipe de se apoiar no povo? E desvantagens?
4. Qual foi a grande novidade no pensamento político introduzida por Maquiavel? Extraia um trecho do texto que ilustre sua resposta e comente-o.
5. Leia a matéria do link A crise brasileira, em perspectiva histórica. A seguir, usando as ideias de Maquiavel, faça uma análise da crise política que experimentamos no presente. 




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