quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Primeiro Ano Noturno - História: A evolução humana (correspondente às aulas da semana de 13/02 )

Em sala de aula, vimos que os seres humanos que hoje habitam todo o planeta Terra não brotaram do chão, mas resultaram de um longo e complexo processo de evolução. É muito difícil reconstituir exatamente o percurso evolutivo do qual somos resultado, mas temos algumas pistas.
Em primeiro lugar, não é exato dizer que evoluímos do macaco. No passado muito distante de nossa árvore genealógica (entre 6 e 7 milhões de anos) está possivelmente uma espécie de primata primitivo, o Sahelanthropus tchadensis, de quem também os grandes primatas descendem. Essa espécie tinha ainda um cérebro bem pequeno, menor do que o de um chimpanzé.
Cerca de três milhões de anos se passariam até que evoluíssem até os Australopithecus e que esse gênero se espalhassem pela África, único continente onde viveram então hominídeos bípedes. Havia várias espécies de Australopithecus, com características bem variadas, muitas vezes vivendo muito próximas umas das outras. Essas criaturas tinham pouco mais de um metro de altura, mas um cérebro maior do que de outros primatas. Eram capazes de usar pedras e ossos como ferramentas, mas não as produziam. Foi exatamente a capacidade de fabricar ferramentas que os cientistas usaram como referência para separar o gênero Australopithecus do gênero Homo.
O primeiro antepassado dos homens e mulheres de hoje a produzir intencionalmente ferramentas foi o Homo habilis, espécie que existiu entre 2,1 e 1,5 milhões de anos. Esses hominídeos ainda eram pequenos em comparação com os humanos atuais (mediam entre 1,5 e 1,2 m de altura), mas já tinham características anatômicas parecidas com as nossas e eram mais inteligentes do que os Australopithecus.
A difusão dos hominídeos para fora da África só aconteceria há um milhão de anos, com a evolução do Homo erectus. Essa espécie era capaz de planejar as ferramentas que fabricava, conseguiu dominar o fogo e, provavelmente, desenvolveu a capacidade de fala. Assista o vídeo abaixo para acompanhar a incrível evolução de nossa espécie!



E lembre-se: nós não fomos nunca o "destino" da humanidade! A evolução não caminhou linearmente, mas foi bastante tortuosa e cheia de ramificações. Antes da evolução do homem moderno, "outros homens" existiram por aqui duraram muito e muito tempo, e poderiam, quem sabe, ter evoluído em outras direções sob outras condições naturais. Portanto, esqueça aquele desenho clássico da linha evolutiva humana! daqui em diante, imagine nossa evolução como uma árvore cheia de galhos!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário