segunda-feira, 24 de junho de 2019

Ficha de Recuperação Primeiro Ano Segundo Período


Nesse segundo período, começamos a estudar a Grécia Antiga. Vimos as características geográficas da Península Balcânica, estudamos o processo de ocupação e as primeiras civilizações complexas a se formarem lá (Minoica e Micênica). Chegamos a estudar os Períodos Homérico e Arcaico. Estudamos também, no último mês, os 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. Nessa Recuperação, você retomará os elementos mais importantes para que possa dar seguimento aos seus estudos no último período.

ATENÇÃO:
1)  A recuperação pode ser digitada, mas caso seja feita à mão, deve estar escrita à caneta preta ou azul, organizada e com letra legível;
2)  Todas as folhas da Recuperação devem estar grampeadas, tendo à frente esta ficha com as propostas, devidamente identificada com o nome completo do(a) aluno(a).
3)  O trabalho deve ser entregue até o dia determinado pela coordenação;
4)  QUALQUER INDÍCIO DE MERA CÓPIA de outros trabalhos ou de sites da internet implicará a anulação completa da questão e até da Recuperação inteira.

1.            Em uma cartolina ou papel sulfite A3, faça um desenho de uma paisagem grega, destacando suas principais características geográficas e associando-as às atividades econômicas praticadas pelos antigos habitantes dos Bálcãs.

2.            Desenhe uma História em Quadrinhos (em sulfite A3 ou A4) contando o desenvolvimento da civilização minoica (ou cretense). Se precisar, pesquise um pouco mais sobre ela nos links abaixo:
·                     Período Pré-Homérico em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-prehomerico.htm
·                     BBC: A ilha grega que guarda a língua escrita mais antiga da Europa em https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-43309080
·                     Arte minoica e o touro em https://hav120151.wordpress.com/2016/07/04/arte-minoica-e-o-touro/
·                     Minotauro: o mito e suas múltiplas leituras e simbolismos em https://ensinarhistoriajoelza.com.br/minotauro-o-mito-e-suas-multiplas-leituras/

3.            Faça uma pesquisa sobre o processo de formação das poleis gregas. Você pode usar livros didáticos, paradidáticos e sites. Depois, com base em suas leituras, elabore um mapa conceitual explicando como se dá esse processo entre o Período Homérico e o Arcaico (o mapa deve ser feito à mão, em folha de sulfite). No verso da folha, indique as fontes de pesquisa usadas.

4.            Durante o último mês, estudamos desde os fatores que levaram à instauração de uma ditadura militar no Brasil até as causas de seu declínio e derrocada. Consulte seus registros, pesquise mais sobre o Período e escolha um (apenas um) dos documentários abaixo (todos disponíveis no YouTube) para assistir e responder as questões que se seguem.

DOCUMENTÁRIO 1:
Cidadão Boilesen (Dir. Chaim Litewski, Brasil, 2009)

DOCUMENTÁRIO 2:
Caparaó (Dir. Flávio Frederico, Brasil, 2006)

DOCUMENTÁRIO 3:
O dia que durou 21 anos (Dir. Camilo Tavares, Brasil, 2013)

Propostas:
a)  Localize exatamente o lugar e tempo/ período de tempo em que a narrativa é ambientada;
b)  Faça um relato do que acontecia no Brasil e no mundo ocidental no período abordado pelo documentário.
c)   Explique de que maneira a história narrada se insere no contexto histórico.
d)  Elabore uma resenha crítica do filme, empregando corretamente os conceitos de “revolução”, “resistência”, “ditadura” e “repressão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário