Nesse
segundo período, começamos a estudar a Grécia Antiga. Vimos as características
geográficas da Península Balcânica, estudamos o processo de ocupação e as
primeiras civilizações complexas a se formarem lá (Minoica e Micênica).
Chegamos a estudar os Períodos Homérico e Arcaico. Estudamos também, no último
mês, os 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. Nessa Recuperação, você retomará
os elementos mais importantes para que possa dar seguimento aos seus estudos no
último período.
ATENÇÃO:
1) A
recuperação pode ser digitada, mas caso seja feita à mão, deve estar escrita à
caneta preta ou azul, organizada e com letra legível;
2) Todas
as folhas da Recuperação devem estar grampeadas, tendo à frente esta ficha com
as propostas, devidamente identificada com o nome completo do(a) aluno(a).
3) O
trabalho deve ser entregue até o dia determinado pela coordenação;
4) QUALQUER
INDÍCIO DE MERA CÓPIA de outros trabalhos ou de sites da internet implicará a
anulação completa da questão e até da Recuperação inteira.
1.
Em
uma cartolina ou papel sulfite A3, faça um desenho de uma paisagem grega,
destacando suas principais características geográficas e associando-as às
atividades econômicas praticadas pelos antigos habitantes dos Bálcãs.
2.
Desenhe
uma História em Quadrinhos (em sulfite A3 ou A4) contando o desenvolvimento da
civilização minoica (ou cretense). Se precisar, pesquise um pouco mais sobre
ela nos links abaixo:
·
Período Pré-Homérico em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/periodo-prehomerico.htm
·
BBC: A ilha grega que guarda a língua escrita mais antiga
da Europa
em https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-43309080
·
Minotauro: o mito e suas múltiplas leituras e simbolismos em https://ensinarhistoriajoelza.com.br/minotauro-o-mito-e-suas-multiplas-leituras/
3.
Faça
uma pesquisa sobre o processo de formação das poleis gregas. Você pode usar
livros didáticos, paradidáticos e sites. Depois, com base em suas leituras, elabore
um mapa conceitual explicando como se dá esse processo entre o Período Homérico
e o Arcaico (o mapa deve ser feito à mão, em folha de sulfite). No verso da
folha, indique as fontes de pesquisa usadas.
4.
Durante
o último mês, estudamos desde os fatores que levaram à instauração de uma
ditadura militar no Brasil até as causas de seu declínio e derrocada. Consulte
seus registros, pesquise mais sobre o Período e escolha um (apenas um) dos documentários
abaixo (todos disponíveis no YouTube) para assistir e responder as questões
que se seguem.
DOCUMENTÁRIO 1:
Cidadão
Boilesen (Dir. Chaim Litewski, Brasil, 2009)
DOCUMENTÁRIO
2:
Caparaó
(Dir. Flávio Frederico, Brasil, 2006)
DOCUMENTÁRIO
3:
O
dia que durou 21 anos (Dir. Camilo Tavares, Brasil, 2013)
Propostas:
a) Localize exatamente o
lugar e tempo/ período de tempo em que a narrativa é ambientada;
b) Faça um relato do que
acontecia no Brasil e no mundo ocidental no período abordado pelo documentário.
c)
Explique
de que maneira a história narrada se insere no contexto histórico.
d) Elabore uma resenha
crítica do filme, empregando corretamente os conceitos de “revolução”, “resistência”,
“ditadura” e “repressão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário