segunda-feira, 24 de junho de 2019

Ficha de Recuperação Segundo Ano Segundo Período


Nesse segundo período, estudamos as principais transformações que marcaram o fim da Idade Média europeia. Vimos como o império islâmico se formou e foi percebido como ameaça pelo Ocidente, o que resultou nas Cruzadas e na Reconquista, estudamos a expansão comercial e urbana da Baixa Idade Média, o Renascimento Cultural, e conhecemos como se deu a relação entre as cidades comerciais e o Império Bizantino e a forma como a Igreja reagia às dissidências que despontavam em seu interior. Estudamos também, no último mês, os 21 anos de Ditadura Militar no Brasil. Nessa Recuperação, você retomará os elementos mais importantes para que possa dar seguimento aos seus estudos no último período.

ATENÇÃO:
1)  A recuperação pode ser digitada, mas caso seja feita à mão, deve estar escrita à caneta preta ou azul, organizada e com letra legível;
2)  Todas as folhas da Recuperação devem estar grampeadas, tendo à frente esta ficha com as propostas, devidamente identificada com o nome completo do(a) aluno(a).
3)  O trabalho deve ser entregue até o dia determinado pela coordenação;
4)  QUALQUER INDÍCIO DE MERA CÓPIA de outros trabalhos ou de sites da internet implicará a anulação completa da questão e até da Recuperação inteira.

1.      O contexto europeu da Baixa Idade Média foi marcado por diversas transformações. Em uma cartolina ou folha sulfite A3 desenhe um infográfico (se você tiver dificuldade para desenhar, pode usar alguns recortes e colagens) desenvolvendo um dos temas abaixo:
a)    Nascimento e expansão do islamismo;
b)    Cruzadas;
c)    Reconquista:
d)    Heresias;

Lembre-se que o infográfico deve articular e integrar as imagens, e deve combiná-las com informações oferecidas em textos curtos e objetivos. Antes de fazer o seu infográfico, recomendo pesquisar algumas referências visuais pela internet (pesquise inforgráfico+história). Não faça o trabalho correndo. Planeje primeiro sua “cena” e depois desenvolva-a com paciência porque o resultado estético também será critério de avaliação junto com a correção e pertinência das informações oferecidas.

2.      Elabore um mapa conceitual explicando o Renascimento Urbano e Comercial da Baixa Idade Média (deve ser feito à mão, em folha de sulfite).

3.      Assista ao vídeo Tempo de Estudar - História - 7º Ano Aula 12 - Renascimento cultural no site na Multirio (http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/14627-aula-12-renascimento-cultural) e leia o cap 3 do livro O Renascimento, do historiador Nicolau Sevcenko, disponível em PDF no DocGo.Net e analise a imagem abaixo (está em cores no blog), apontando suas características tipicamente renascentistas e relacionando-as à mudança de mentalidade observada no período.


 O rapto de Europa (1559–1562), óleo sobre tela, Ticiano.

 4.      Durante o último mês, estudamos desde os fatores que levaram à instauração de uma ditadura militar no Brasil até as causas de seu declínio e derrocada. Consulte seus registros, pesquise mais sobre o Período e escolha um (apenas um) dos documentários abaixo (todos disponíveis no YouTube) para assistir e responder as questões que se seguem.

DOCUMENTÁRIO 1:
Cidadão Boilesen (Dir. Chaim Litewski, Brasil, 2009)

DOCUMENTÁRIO 2:
Caparaó (Dir. Flávio Frederico, Brasil, 2006)

DOCUMENTÁRIO 3:
O dia que durou 21 anos (Dir. Camilo Tavares, Brasil, 2013)

Propostas:
a)  Localize exatamente o lugar e tempo/ período de tempo em que a narrativa é ambientada;
b)  Faça um relato do que acontecia no Brasil e no mundo ocidental no período abordado pelo documentário.
c)   Explique de que maneira a história narrada se insere no contexto histórico.
d)  Elabore uma resenha crítica do filme, empregando corretamente os conceitos de “revolução”, “resistência”, “ditadura” e “repressão”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário