Nesse
segundo período, estudamos as principais transformações que marcaram o fim da
Idade Média europeia. Vimos como o império islâmico se formou e foi percebido
como ameaça pelo Ocidente, o que resultou nas Cruzadas e na Reconquista, estudamos
a expansão comercial e urbana da Baixa Idade Média, o Renascimento Cultural, e conhecemos
como se deu a relação entre as cidades comerciais e o Império Bizantino e a
forma como a Igreja reagia às dissidências que despontavam em seu interior.
Estudamos também, no último mês, os 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.
Nessa Recuperação, você retomará os elementos mais importantes para que possa dar
seguimento aos seus estudos no último período.
ATENÇÃO:
1) A
recuperação pode ser digitada, mas caso seja feita à mão, deve estar escrita à
caneta preta ou azul, organizada e com letra legível;
2) Todas
as folhas da Recuperação devem estar grampeadas, tendo à frente esta ficha com
as propostas, devidamente identificada com o nome completo do(a) aluno(a).
3) O
trabalho deve ser entregue até o dia determinado pela coordenação;
4) QUALQUER
INDÍCIO DE MERA CÓPIA de outros trabalhos ou de sites da internet implicará a
anulação completa da questão e até da Recuperação inteira.
1.
O contexto europeu da Baixa Idade Média foi marcado por
diversas transformações. Em uma cartolina ou folha sulfite A3 desenhe um
infográfico (se você tiver dificuldade para desenhar, pode usar alguns recortes
e colagens) desenvolvendo um dos temas abaixo:
a)
Nascimento
e expansão do islamismo;
b)
Cruzadas;
c)
Reconquista:
d)
Heresias;
Lembre-se
que o infográfico deve articular e integrar as imagens, e deve combiná-las
com informações oferecidas em textos curtos e objetivos. Antes de fazer o seu
infográfico, recomendo pesquisar algumas referências visuais pela internet
(pesquise inforgráfico+história). Não faça o trabalho correndo. Planeje primeiro
sua “cena” e depois desenvolva-a com paciência porque o resultado estético também
será critério de avaliação junto com a correção e pertinência das informações
oferecidas.
2.
Elabore um mapa conceitual explicando o Renascimento Urbano
e Comercial da Baixa Idade Média (deve ser feito à mão, em folha de sulfite).
3.
Assista ao vídeo Tempo de Estudar - História - 7º Ano Aula
12 - Renascimento cultural no site na Multirio (http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/14627-aula-12-renascimento-cultural)
e leia o cap 3 do livro O Renascimento, do historiador Nicolau Sevcenko,
disponível em PDF no DocGo.Net e analise a imagem abaixo (está em cores no
blog), apontando suas características tipicamente renascentistas e relacionando-as
à mudança de mentalidade observada no período.
DOCUMENTÁRIO 1:
Cidadão
Boilesen (Dir. Chaim Litewski, Brasil, 2009)
DOCUMENTÁRIO
2:
Caparaó
(Dir. Flávio Frederico, Brasil, 2006)
DOCUMENTÁRIO
3:
O
dia que durou 21 anos (Dir. Camilo Tavares, Brasil, 2013)
Propostas:
a) Localize exatamente o
lugar e tempo/ período de tempo em que a narrativa é ambientada;
b) Faça um relato do que
acontecia no Brasil e no mundo ocidental no período abordado pelo documentário.
c)
Explique
de que maneira a história narrada se insere no contexto histórico.
d) Elabore uma resenha
crítica do filme, empregando corretamente os conceitos de “revolução”, “resistência”,
“ditadura” e “repressão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário