Na última aula virtual de HP combinamos que cada grupo receberia algumas indicações iniciais de texto (abaixo) e que cada aluno deveria selecionar mais um texto além dos indicados. Cada grupo deve escolher um coordenador e os integrantes devem passar para ele o link selecionado. Até 04 de maio, o coordenador deve postar na seção de comentários do blog todos os links do seu grupo.
Depois que eu validar os links, cada aluno deverá escolher um texto para fichar. Quando o texto tiver menos de 03 páginas, o aluno deverá escolher um segundo texto. Quando o texto tiver mais de 12 páginas, o fichamento pode ser dividido entre dois ou mais alunos (desde que cada um fique responsável pelo mínimo de 06 páginas).
As orientações para o fichamento seguem abaixo. Os fichamentos devem ser enviados todos juntos pelo coordenador do grupo, por e-mail, até o final de maio.
Questão 1:
Por que os meios de comunicação e os produtos culturais frequentemente apresentam uma imagem estereotipada da população LGBTQ+?
Representação de LGBTs na mídia: entre o silêncio e o estereótipo
A temática homossexual na publicidade de massa para público gay e não-gay: conflito entre representação e estereótipos
Questão 2:
Por que a arte periférica não goza do mesmo prestígio da arte elitizada?
Cultura de periferia na periferia
Arte e cultura mudam representações sobre a periferia
A literatura marginal/periférica: cultura híbrida, contra-hegemônica e a identidade cultural periférica
Questão 3:
Qual é o papel da Educação na inserção de um indivíduo na sociedade?
ONU diz que maior escolaridade de adultos reduziria pobreza pela metade
A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL
Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres
Questão 4:
Por que a população periférica e suas manifestações culturais são vistas como ameaça?
A política que barra negros e pobres e ameaça a democracia da areia no Rio
Jessé Souza: O rolê da ralé ameaça a fronteira de classes
A classe média no espelho
Questão 5:
Que fatores explicam a prática recorrente de abuso de autoridade e violência por parte dos policiais?
Entre as polícias de SP, 84% das denúncias sobre abuso de poder incluem PMs
A polícia dos pobres: violência policial em classes populares urbanas
'Pedagogia do sofrimento' em treinamento alimenta violência policial, diz capitão da PM
Questão 6:
Como a vida das mulheres vítimas de abuso e assédio é afetada pelo tratamento negligente das autoridades?
Saúde ainda negligencia violência de gênero
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
O pessoal torna-se político: o papel do Estado no monitoramento da violência contra as mulheres
Como fazer o fichamento?
1. No topo de uma folha pautada ou ficha, identificar o texto que será fichado (título, autor, livro em que está etc.).
2.
Ler atentamente o texto, tirando dúvidas
de vocabulário com ajuda de um dicionário (físico ou virtual) e grifando as
ideias principais. Você pode registrar, à lápis, ideias-chave às margens do
texto para facilitar o trabalho.
Atenção: você não precisa tirar TODAS as dúvidas
de vocabulário. Avalie quando a compreensão de uma palavra é fundamental para
você entender o sentido do texto.
3.
Ao longo da leitura, identificar as ideias principais de cada item ou
subitem e anotá-las com suas palavras. Abra um item para cada ideia, fazendo uma lista de ideias.
Atenção: Você
não precisa ter uma ideia importante por parágrafo. Às vezes, o autor escreverá
vários parágrafos para transmitir uma ideia. Leia com a preocupação de entender
um bloco de ideias. Lembre-se: a ideia central de um parágrafo ou conjunto de
parágrafos é aquela estruturante. Exemplos, casos ilustrativos, detalhamento de
ideias não são o eixo do texto.
4.
Além das ideias principais, você também
pode anotar no seu fichamento conceitos importantes, questionamentos,
comparações e outras informações suscitadas pelo texto.
5.
Registre ideias inteiras, com sujeito e
predicado. Cada parágrafo anotado deve ser uma frase completa e não
continuidade da frase anterior.
6.
Quando você desejar anotar uma frase
exatamente como está no texto, use aspas para indicar que aquela ideia está nas
palavras do autor. Sem fazer isso, você corre o risco de fazer plágio!
Para mais detalhes, assista ao viso abaixo
HP: grupo 5
ResponderExcluirLink 1:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2020/01/18/policias-mudam-rotina-para-se-adequarem-a-lei-de-abuso-de-autoridade.htm
Link 2:
https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/videos/2020/02/04/adolescente-e-agredido-por-policial-durante-abordagem-04024C993768D4B96326.amp.htm
Link 3:
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2020/03/17/adolescente-denuncia-policiais-militares-por-agressao-em-hortolandia-video.ghtml
Link 4:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://noticias.r7.com/sao-paulo/policiais-que-agrediram-alunos-em-escola-da-zona-oeste-sao-afastados-19022020%3Famp&ved=2ahUKEwi9vML3o-voAhVvK7kGHZBBBEYQFjAEegQIBBAB&usg=AOvVaw156tpznyCiX8bKJ3Yaei58&cf=1
Link 5:
https://www.justificando.com/2020/02/04/reflexoes-sobre-a-violencia-policial/
Oi, Gente! O link 1 tem relação indireta com o tema. O Objetivo de vocês é entender o que favorece o abuso da autoridade policial a notícia se desvia desse foco. Não usem essa. Os links 2 e 3 podem ser usados para exemplificar o abuso, mas só será mais importante se vocês forem fazer comparação entre os casos para buscar um padrão neles. O 4o link dá erro, mas pela chamada não é algo que vá ajudar muito porque trata especialmente da punição dos policiais. É um caso isolado, não serve para vcs avaliarem a ação do Estado em relação aos abusos, se vcs tiverem essa intenção. Avaliações só podem ser feitas com base em muitos dados, considerando-se dados quantitativos (senão como vcs saberão que esse caso não fugiu à regra?). O 5o link pode ser usado, mas com cuidados, pois se trata de um artigo de opinião. Ele oferece mais ideias para se pensar do que dados, de maneira que será importante, se usarem esse texto, sustentar as posições do autor com evidências. Assim, estão validados os links 2, 3 e 5. Vocês podem trabalhar com esses e mais dois sugeridos por mim ou pesquisar outros dois.
ExcluirGRUPO 2
ResponderExcluirLINK 1- http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/8/8021101/tce-22122016-122046/publico/2016_CamilaDosSantosPaulo.pdf
LINK 2- https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwje0azt_YjpAhXtIbkGHUKrDicQFjAAegQIARAB&url=https%3A%2F%2Facessoculturapt.files.wordpress.com%2F2018%2F01%2F20171121_o-que-e-o-elitismo-na-cultura.pdf&usg=AOvVaw2dNllp6PnE4DQntATUqwDa
LINK 3- https://www.culturagenial.com/o-que-e-arte/
LINK 4- http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14563.pdf
Estão validados os links 1, 3 (com ressalvas) e 4
ExcluirO link 2 é praticamente uma ata de um encontro ocorrido na cidade de Évora, em Portugal. Além de ser um relatório, sem aprofundamento e fragmentado, não discute a realidade brasileira, o que pode gerar distorções nas análises. O link 3 pode ser usado, mas tem informações muito básicas. Sugiro fichar esse e mais um dos textos mais curtos daqueles que indiquei.
links que faltavam do grupo 2
ResponderExcluirLINK 5: https://www.otempo.com.br/cidades/preconceito-social-impede-que-picho-seja-visto-como-arte-1.1054816
LINK 6: https://www.google.com/url?q=http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5057/2306&usg=AOvVaw2qELn1DXnQ8nM0M_gvy5G-
LINK 7: https://midianinja.org/migueljost/criminalizacao-da-cultura-periferica-e-de-rua-nada-de-novo-sob-o-sol/
Links 6 e 7 validados. Link 5 validado com ressalvas: é uma notícia de jornal. Poderá servir como caso, exemplo, mas precisa ser fichado junto com um texto mais teóricos.
ExcluirHP: GRUPO 3
ResponderExcluirLINK 1
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432005000200005
lINK 2
https://artigos.etc.br/educacao-na-sociedade-atual.html
LINK 3
http://g1.globo.com/especial-publicitario/educa-mais-brasil/estudar-para-transformar/noticia/2017/07/como-educacao-e-capaz-de-criar-oportunidades-e-transformar-vidas.html
lINK 4:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601995000100018
lINK 5
https://pdfs.semanticscholar.org/c66c/4cf7009875d357ee109f8dbe88564fc119ba.pdf
lINK 6
https://www.scielo.br/pdf/ep/v32n1/a03v32n1.pdf
LINK 7
https://jus.com.br/artigos/69263/a-importancia-da-educacao-na-construcao-de-uma-sociedade-mais-justa
link 1 e 2 validados.
ExcluirLink 3 é quase uma peça de propaganda de alguma instituição privada. Sugiro trocar.
Link 4 é datado demais. Discute as políticas públicas de Educação do governo FHC, de 1995. Pode ser usado com ressalvas (é muito necessário atualizar as informações)
Link 5 é uma pesquisa que considera a realidade educacional em Portugal, que é muito diferente da nossa. Procurem outra fonte.
Links 6 e 7 validados.
GRUPO 1
ResponderExcluirLINK1: https://www.uninter.com/revistacomunicacao/index.php/revistacomunicacao/article/download/507/295
LINK2:file:///C:/Users/melody/Downloads/R11-1210-1.pdf
LINK3: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/article/view/11072
LINK4: file:///C:/Users/melody/Downloads/JSilva.pdf
LINK5: file:///C:/Users/melody/Downloads/R4-1146-1.pdf
Links 1 e 3 validados. Os demais não abrem pq o link foi copiado de modo errado. Melody, vc precisa copiar o link do PDF antes de abrir.
ExcluirHP: grupo 4
ResponderExcluirLink 1:
https://odia.ig.com.br/brasil/2018/05/5544632-artistas-e-intelectuais-falam-da-importancia-de-sobrevivendo-no-inferno--dos-racionais.html#foto=1
Link 2:
https://www.geledes.org.br/violencia-guerra-aos-jovens-negros-e-pobres-das-periferias/
Link 3:
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/02/19/entre-as-policias-84-das-denuncias-sobre-abuso-de-autoridade-envolvem-pms.htm
Link 4:
https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2016/04/2018cultura-periferica-e-vetor-economico-e-alternativa-para-manter-jovens-negros-vivos2019-1896/
Link 5:
https://midianinja.org/migueljost/criminalizacao-da-cultura-periferica-e-de-rua-nada-de-novo-sob-o-sol/
Link 6:
https://www.gazetaonline.com.br/entretenimento/cultura/2017/08/alem-da-musica-rap-salva-jovens-da-
depressao-e-ate-do-crime-1014090023.html
Link 7:
https://oganpazan.com.br/eminencia-parda-emicida-educacao/
Link 8:
https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/07/28/vozes-da-periferia-jovens-do-amazonas-falam-sobre-trajetorias-discriminacao-e-resistencia.ghtml
Link 9:
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/06/30/O-lugar-do-rap-na-periferia-de-S%C3%A3o-Paulo-em-2019
O link 1 serve como objeto de investigação, mas pouco como fonte teórica. Pode ser usado no trabalho, mas com cuidado.
ResponderExcluirO link 2 tem relação com o tema, mas resvala nele. Validado com ressalvas.
O terceiro link não tem relação direta com o tema e pouca relação indireta. Fica de fora.
Links 4, 5 e 6 podem ser usados, mas são notícias, curtas e sem aprofundamento.O link 7 é basicamente um panfleto, cheio de chavões políticos. Deixem de lado.
Links 8 e 9 podem ser usados, mas são também notícias e artigos de jornal.
Apesar de eu ter validado os links, não há entre eles nada mais acadêmico, o que empobrece muito o trabalho. Todos são notícias ou artigos. Sugiro que vocês façam pesquisas em bancos de tese, no Google acadêmico, em revistas especializadas. Os trabalhos acadêmicos, em geral, são apresentados em PDF. SEm base teórica, vcs só farão um resumão de casos, sem conseguir se aprofundar na análise deles.
litante e tem um tom
reenvio dos links que não abriu do grupo 1:
ResponderExcluirlink 5
http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1146-1.pdf
link 2
http://www.ufjf.br/facom/files/2013/04/JSilva.pdf
link 4
http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1210-1.pdf