sábado, 11 de abril de 2020

Semana de 13 a 17 de abril

TODOS:
1. Lembrem-se de que nessa semana temos aula pelo Zoom. Anotem suas dúvidas para que eu possa ajudá-los e a aula ser proveitosa. 
2. As atividades aqui propostas devem ser enviadas por e-mail até dia 04 de maio. 
3. No próximo sábado, dia 25 de abril, às 18h, para quem quiser, faremos uma breve exercício de respiração e meditação para ajudá-los a controlar a ansiedade.

Primeiro Ano

Já estudamos as origens da civilização grega ao estudar os Períodos Homérico e Arcaico. Vimos como se formaram e que características tinham as cidades-Estado gregas. Na aula de hoje, vamos diferenciar dois modelos de cidade-Estado: as democráticas, como Atenas, e as aristocráticas (ou oligárquicas), como Esparta. 
Depois de assistir ao vídeo abaixo, faça uma tabela comparativa, indicando as principais diferenças entre esses dois modelos.


Segundo Ano

Nas aulas passadas, estudamos a formação do Feudalismo, com a formação dos reinos bárbaros e sua cristianização. A seguir, vimos as principais características do sistema, listadas abaixo de maneira resumida:

1) Descentralização do poder político: havia reis, mas o poder de fato era exercido pelos senhores feudais, responsáveis pela proteção militar, administração e aplicação da justiça nos feudos.
2) Os feudos eram principalmente terras (mas poderiam ser castelos, pedágios ou até certa quantidade de riqueza) que um nobre recebia de outro em troca de sua lealdade e apoio militar. O nobre que recebia o feudo era chamado de vassalo e aquele que cedia o feudo era o suserano.
3) As relações feudo-vassálicas eram pessoais, firmadas sempre entre dois nobres.
4) Quem trabalhava a terra eram os camponeses. Esses podiam ser livres (vilões) ou estarem submetidos à servidão. Nesse caso, estavam presos à terra onde viviam e à uma série de obrigações para com seu senhor.
5) Entre as obrigações feudais, estavam a corveia (trabalho compulsório no manso senhorial), a talha (parte da produção realizada no manso servil), a banalidade (obrigação paga pelo uso dos equipamentos do feudo, como formo e moinho), entre outras. Os camponeses também pagavam o dízimo para a Igreja.
6) A base da economia era agropastoril. O feudo produzia quase tudo o que era necessário para o sustento de seus habitantes. Não havia produção de excedente e a atividade comercial era inconstante e irregular. A moeda circulava pouco pela Europa ocidental, predominando as trocas naturais.
7) A sociedade era de tipo estamental, não havendo mobilidade social. Basicamente, a sociedade se dividia em três ordens ou estados: a nobreza, o clero e os trabalhadores. Os dois primeiros estados gozavam de privilégios.
8) A Igreja era a mais importante instituição feudal. Ela tinha grande influência em todas as esferas da vida medieval na Europa Ocidental, inclusive monopolizando o conhecimento erudito.

O sistema feudal se formou na Alta Idade Média e começou a entrar em crise na Baixa Idade Média.

Para entender como se deu a desagregação do sistema feudal, assista aos vídeos abaixo. Enquanto o assiste, elabore uma lista com as ideias principais oferecidas por eles, no mesmo modelo da lista acima, mas sem repetir informações que já estejam nela. 




Terceiro Ano

Vimos anteriormente como foram as relações dos portugueses com os reinos africanos durante o processo de Expansão Marítima. Também estudamos como se estabeleceu o negócio do tráfico negreiro na costa da África e dos impactos que causou nos reinos africanos. E como será que viviam os povos que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses? Assista ao vídeo abaixo e faça um desenho representando ao menos 5 (cinco) características da cultura Tupi que você julgou mais interessantes. Identifique-as com uma legenda e para cada uma escreva um parágrafo explicando por que você considerou essa característica merecedora de destaque.



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