segunda-feira, 18 de maio de 2015

Trabalho de História - Segundo Ano - Segundo Período

O trabalho de História desse período é a análise de um filme, que versará sobre um dos temas estudados nesse período. 
1) Os alunos deverão se reunir em grupos de 4 ou 5 pessoas (não mais).
2) Cada grupo deverá escolher UM dos filmes indicados abaixo (apenas um);
3) Antes de assistir ao filme, todos os alunos devem ler o texto abaixo:

Ao longo da nossa vida, construímos uma consciência histórica. Essa consciência pode ser traduzida, de maneira um pouco superficial, como a maneira como entendemos a formação do nosso contexto, do mundo em que vivemos, e, a partir dele, o que projetamos para nosso futuro. Em outras palavras, identificamos situações em nosso presente que nos fazem buscar uma explicação no passado. Da articulação que fazemos entre passado e presente, planejamos como agir no nosso futuro. 
Acontece, que a consciência histórica não é só produto do que aprendemos na escola. Ela é resultado de uma somatória de informações que recebemos, como a memória de nossos pais e avós, conteúdos de televisão e cinema, matérias de jornais, exibições em festas cívicas, etc. 
Acontece que esses canais todos não nos transmitem uma única versão do passado, mas várias versões, às vezes até contraditórias. Isso acontece porque não existe exatamente uma Verdade histórica. Quer dizer, há fatos, certamente, que podem ser comprovados ou não. Mas a interpretação deles pode variar muito. Dependendo de quem conta o fato, de como conta, do porquê e para quem conta, pode nos fazer ter um entendimento do passado ou outro.
Tendo isso em mente, lembre-se de que os filmes históricos não são um retrato do passado, exatamente como aconteceu, mas uma versão dele, um ponto de vista desse passado. Por isso, todo filme de conteúdo histórico precisa ser interrogado. É preciso pensar sobre quem fez o filme, por quê fez, para quem e com que objetivo. É preciso tentar captar qual é a visão que o diretor quer que tenhamos do fato que ele narra.

4) Tendo em mente a explicação, anterior, os grupos deverão assistir ao filme escolhido. Durante a exibição, os alunos devem ficar atentos aos seguintes aspectos:
a) Quais são as personagens principais?
b) Que características (boas e ruins) o diretor associa a essas personagens? Ele tenta criar empatia ou antipatia entre o espectador e as personagens?
c) Quais são os conflitos que envolvem as personagens? O que esses conflitos nos dizem sobre a sociedade que o diretor está representando?
d) As informações históricas que o filme passa reforçam ou contrariam os conhecimentos que você tinha sobre o período? Identifique pontos de convergência e divergência.
5) A seguir, os alunos deverão, em grupo, escrever uma resenha crítica do filme. Na resenha, devem seguir o seguinte roteiro:
* Introdução: apresentação do filme, com uma breve sinopse (um relato rápido do enredo e descrição das personagens)
* A análise (para isso, os alunos deverão usar as informações que registraram sobre os itens a) a d) indicados anteriormente)
* Uma conclusão: afinal, que imagem do acontecimento histórico mostrado no filme o diretor quis provocar no espectador?
6) O trabalho deve ser entregue digitado em arial 12, na data combinada em sala, com capa e nome completo de todos os integrantes do grupo.

Bom trabalho!!! Seguem abaixo, os filmes indicados.


a) Expansão Marítima e descobrimento - filme 1492, a conquista do Paraíso (Direção Ridley Scott, 1992, 150 minutos)


b)  Reforma Protestante - filme Lutero (direção Eric Till, 2003, 121 min)


c) Renascimento do comércio e das cidades/ Renascimento Cultural - filme O Mercador de Veneza (Direção Michael Radfort, 2004, 138 min)



Nenhum comentário:

Postar um comentário